Livros
- 100 diretrizes para o modelo de justiça integrador – Redistribuição, reconhecimento, e participação popular: por uma política judicial integradora; Fórum Justiça.
- Acceso a derechos: educación, arte y cultura en las cárceles (Colección soliedad); Anália Umpierrez (organizadora); 2020.
- Aí eu voltei para o corre: estudo sobre a reincidência infracional no estado de São Paulo; Instituto Sou da Paz; 2016-2017.
- Anuário do atendimento socioeducativo inicial no Núcleo de atendimento integrado – NAI/Uai-DF; Brasília; 2020.
- As bases éticas da Ação Socioeducativa; Secretaria especial de Diretos Humanos; Brasília; 2006.
- As prisões da Miséria; Wacquant, Loic; 1999.
- Assistência integral à saúde da criança: ações básicas; centro de documentação do ministério da saúde; 1984.
- Caderno de textos: I encontro nacional nossa rede; volume 1; nº 1; Belo Horizonte; 2019.
- Cenário da infância e adolescência no Brasil 2020; 1ª edição; Fundação Abrinq; São Paulo; 2020.
- Complexo do Alemão: uma bibliografia comentada; Alan Brum Pinheiro, Eugenia Motta, Pablo Cesar Bentti e Thiago Oliveira Lima Matolli; Rio de Janeiro : UFRJ. PROURB: Instituto Raízes em Movimento, 2017.
- Conselhos Nacionais de Direitos Humanos : uma análise da agenda política; Daniel Pitangueira de Avelino, Igor Ferraz da Fonseca, João Cláudio Basso Pompeu. – Brasília; IPEA, 2020.
- Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal; Alessandro Baratta; tradução Juarez Cirino do Santos; 3º edição; Rio de Janeiro; Editora Revan; Instituto Carioca de Criminologia; 2002.
- De boas intenções o inferno tá cheio: Reflexões sobre a educação formal nos ambientes prisionais; Políticas Sociais: temas em debate; Luiz Antônio Bogo Chies.
- De “menor” a presidiário: a trajetória inevitável? ; Sonia Aloé; Centro Edelstein de Pesquisas Sociais; Rio de Janeiro; 2009.
- Direitos humanos, interseccionalidade e isolamento; Nivia Valença Barros, Lobelia da Silva Faceira, Josélia Ferreira dos Reis, Joice da Silva Brum (organização); 1. ed.; Rio de Janeiro; Gramma Livraria e Editora; 2020.
- Estatuto da criança e do adolescente 25 anos: avanços e desafios para a infância e adolescência no brasil; Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); 2015.
- Educación en Prisiones en Latinoamérica: derechos, libertad y ciudadanía; Brasilia; UNESCO; 2008.
- Educação Penitenciária Amapaense: pesquisa, demanda recorrente e formulação da política educacional. Uberlândia: Navegando Publicações; Coleção Educar na Prisão e Escola, Vol. 1; 2020.
- Famílias no DEGASE: retratando o projeto de pesquisa sobre família dos adolescentes inseridos sistema socioeducativo dos diferentes territórios das unidades do DEGASE; Nivia Valença Barros (organização); 1. ed.; Rio de Janeiro; Gramma Livraria e Editora; 2020.
- Gênero e políticas públicas: a construção de uma experiência de formação; Jacy Curado e Daniela Auad (organizadores); Campo Grande; UCDB; 2008.
- Estigma – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada; Erving Goffaman; Mathias Lambert (tradução); Publicação Original: 1891; Digitalização: 2004.
- História social da criança e da família; Philippe Ariès; tradução de Dora Flaksman; 2.ed; [Reimpr.]; Rio de Janeiro; LTC; 2014.
- Índice de homicídios na adolescência: IHA 2012; Doriam Luis Borges de Melo e Ignácio Cano (organizadores); Rio de Janeiro; Observatório de Favelas, 2014.
- Il diritto al risarcimento educativo dei detenuti; Studies on Adult Learning and Education ; 5; a cura di Francesca Torlone, Paolo Federighi, Vanna Boffo (Direzione); Firenze University Press, 2016.
- Infância perdida: o cotidiano nos internatos-prisão; Centro Edelstein de Pesquisas Sociais; Rio de janeiro; 1990.
- Innovative Learning Models for Prisoners; Studies on Adult Learning and Education ; 4; edited by Francesca Torlone, Marios Vryonides ; contributions by Annet Bakker, Stefania Basilisco, Xenofon Chalatsis, Bushra Saadoon M.Al-Noori, Maria Toia. – Firenze : Firenze University Press, 2016.
- Integrando olhares e práticas no atendimento socioeducativo: especialização em políticas públicas e socioeducação; Roberto Bassam Peixoto e Ana Roberto Gomes Oliveira; 1ª edit; Porto Alegra; PLUS: Simplíssimo; 2020.
- Interseccionalidade: femininos plurais; coordenação de Djamila Ribeiro; Akotirene, Carla
São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen; 2019. - Jovens mulheres e políticas públicas; Coleção juventude. Série Estudos; n. 2; Ana Laura Lobato (organizadora); Brasília: Presidência da República; 2014.
- Leituras de um realismo jurídico-penal marginal: Homenagem a Alessandro Baratta; Paulo César Corrêa Borges (organizador); São Paulo; NETPDH; Cultura Acadêmica Editora; 2012.
- Levantamento anual SINASE 2017; Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; 2019.
- Levantamento anual SINASE 2017; Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; 2013.
- Mapa regional latino-americano sobre educación en prisiones: Notas para el análisis de la situación y la problemática regional; Coordinado por Hugo Rangel; Centre international d’études pédagogiques (CIEP); 2009.
- O direito das crianças à privacidade: obstáculos e agendas de proteção à privacidade e ao desenvolvimento da autodeterminação informacional das crianças no Brasil; Instituto Alana; INTERNETLAB. Contribuição conjunta para o relator especial sobre o direito à privacidade da ONU. São Paulo, 2020.
- Os Regimes de Atendimento no Estatuto da Criança e do Adolescente: Perspectivas e Desafios; Coordenação técnica Antonio Carlos Gomes da Costa. – Brasília; Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2006.
- Parâmetros para formação do socioeducador: uma porposta inicial para reflexão e debate; Coordenação técnica Antonio Carlos Gomes da Costa; Brasília; Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2006.
- Perspectivas multidisciplinarias sobre las cárceles. Una aproximación desde Colombia y América Latina; Omar Alejandro Bravo (editor académico); Cali. Universidad Icesi; 2018.
- Perspectivas para a prevenção das violências contra crianças, adolescente e jovens da Maré na pandemia; Raquel Willadino, André Rodrigues, Isabele dos Anjos, Leandro Marinho e Marcele Frossard; 1ª edit.; Rio de Janeiro; Observatório de Favelas; 2021.
- Por uma política nacional de execução das medidas socioeducativas: conceitos e princípios norteadores; Coordenação técnica Antonio Carlos Gomes da Costa; Brasília; Secretaria Especial dos Direitos Humanos; 2006.
- Práticas pedagógicas com privados de liberdade: memorial de uma escola da EJA na socioeducação; Eliane Silva Souza; São Paulo; Pimenta Cultural; 2020.
- Programa de prevenção à violências nas escolas: Violências nas Escolas; Miriam Abramovay; FLACSO Brasil:
- Relatório da Oficina “Atenção Integral à Saúde de Mulheres Lésbicas e Bissexuais” realizada em Brasília de 23 a 25 de abril de 2014; Brasília; Ministério da Saúde; Secretaria de Políticas para as Mulheres; 2014.
- Sob a custódia do tempo: formação de leitores em penitenciárias do Distrito Federal; Série ensino de graduação; Robson Coelho Tinoco e Maria Luzineide P. da Costa Ribeiro; Brasília; Editora Universidade de Brasília; 2020.
- Socioeducação: Estrutura e Funcionamento da Comunidade Educativa; Coordenação técnica Antonio Carlos Gomes da Costa; Brasília; Secretaria Especial dos Direitos Humanos; 2006.
- Traçando caminhos em uma sociedade violenta: a vida de jovens infratores e de seus irmãos não-infratores [online]; Simone Gonçalves de Assis; Rio de Janeiro; Editora FIOCRUZ; 1999.